Doze migrantes intercetados em camião português em Calais

por RTP
Doze migrantes entraram num camião frigorífico português numa tentativa desesperada de chegar ao Reino Unido. Pascal Rossignol - Reuters

Doze migrantes entraram num camião frigorífico português numa tentativa desesperada de chegar ao Reino Unido. Um processo que continua a ser seguido por centenas de pessoas. O primeiro-ministro britânico reuniu o Gabinete de Emergência para "lidar com a situação".

A crise migratória em Calais domina a reunião do Gabinete de Emergência. David Cameron está sob forte pressão interna para deter os migrantes que têm viajado de África e do Médio Oriente.

O gabinete do primeiro-ministro britânico está a tentar “assegurar que o Governo está a fazer o possível para lidar com a situação”, lê-se num tweet publicado esta quinta-feira na conta oficial de David Cameron.
Cameron tem resistido aos pedidos para enviar tropas para o local. Ao mesmo tempo, o policiamento francês tem sido reforçado em Calais.

Reeleito em maio, David Cameron tem prometido diminuir a imigração no país. O primeiro-ministro conservador não conseguiu cumprir a promessa no seu primeiro mandato. Por ano, mais de 300 mil pessoas imigraram para o Reino Unido.
Intercetados num camião português
Numa tentativa de chegar ao Reino Unido, 12 migrantes foram intercetados num camião português em Calais.

“Eram 12 migrantes. Entraram num camião frigorífico tapados com cartão, na parte de cima da mercadoria de paletes de fruta. Tenho dificuldade em perceber como é que alguém consegue sobreviver à temperatura de um grau centígrado durante tanto tempo, ao pé dos evaporadores de frio por cima da fruta”, contou Gustavo Paulo Duarte, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias, à agência de notícias Lusa.

Nos últimos quatro dias cerca de 4.200 migrantes tentaram atravessar o Eurotúnel. Na noite de quinta-feira, as tentativas rondaram os 200 migrantes. Durante a madrugada, um cordão policial impediu a passagem dos migrantes que tentaram chegar ao Reino Unido. Os que conseguiram furar esta barreira acabaram por ser detidos mais tarde.

Desde o início do verão, dez pessoas já morreram ao tentar atravessar o canal que liga o norte de França ao Reino Unido. A última vítima morreu na passada terça-feira e tinha menos de 30 anos.

Nas imagens, divulgadas então pelos meios de comunicação social britânicos, era possível ver vários adultos e crianças a tentar a travessia.
Tópicos
pub