Duas empresas apresentam-se a concurso para novo porto em Timor-Leste

por Lusa

Díli, 28 set (Lusa) - Duas empresas apresentaram propostas finais de candidatura ao projeto do Governo de Timor-Leste para a construção e gestão do Porto de Tibar, nos arredores de Díli, Timor-Leste, projeto orçado em 400 milhões de dólares.

Fonte do Ministério das Obras Públicas disse à Lusa que das quatro empresas que inicialmente manifestaram interesse no projeto apenas duas entregaram propostas: a francesa Bolloré Consortium e a inglesa Peninsular & Oriental Steam Navigation Company (POSNCO), subsidiária da DP World, do Dubai.

As duas propostas foram abertas na semana passada em Díli e no início de outubro deverão ser apresentadas as propostas técnicas.

Do grupo de quatro pré-qualificadas, não apresentaram propostas o consórcio entre a Mota Engil Ambiente e Serviços, Mota Engil Engenharia e Construção e a belga Besix Group e um segundo candidato, a filipina ICTSI.

"O desenvolvimento de um novo porto na Baía de Tibar é uma prioridade para a futura prosperidade económica de Timor-Leste. Será um dos maiores projetos de investimento do país com uma parte significativa investida pela empresa vencedora", explicou Joanico Gonçalves, do Ministério de Obras Públicas.

Recorde-se que o Governo timorense tinha analisado em maio o projeto de concessão para a construção e gestão do Porto de Tibar, que deverá ser desenvolvido em modelo de parceria público-privado.

O projeto prevê a construção e gestão durante 30 anos do Porto de Tibar, orçado em 400 milhões de dólares (344 milhões de euros), e inclui a construção de uma estrada entre Díli e Tibar, de um molhe, de instalações em terra, bem como sistemas de drenagem.

Segundo o executivo, o novo porto terá capacidade para um milhão de toneladas por ano e com possibilidade de receber embarcações comerciais e de passageiros.

Tópicos
pub