Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Edifício de Teerão em chamas cai por terra

por RTP
A meio da manhã desconhecia-se ainda o número exato de socorristas aprisionados sob os escombros Abedin Taherkenareh - EPA

Um edifício da capital iraniana com 15 andares colapsou esta quinta-feira na sequência de um violento incêndio. Pelo menos 75 pessoas ficaram feridas, entre as quais 45 bombeiros. Haverá 25 socorristas sob os escombros. A queda foi transmitida em direto nos ecrãs de televisão do país.

Todas as pessoas que se encontravam no edifício em chamas haviam já sido resgatadas quando se deu o colapso. Mas os bombeiros permaneciam no interior do prédio a combater o incêndio.O edifício Plasco foi construído pelo empresário judeu Habibollah Elghaniana, executado após a revolução islâmica de 1979 por alegadas ligações a Israel.

A meio da manhã desconhecia-se ainda o número exato de socorristas aprisionados sob os escombros.

Por terra estão agora as ruínas de “um dos prédios mais antigos de Teerão”, segundo noticiou a televisão estatal do país.

O edifício Plasco – assim designado – erguia-se há mais de 50 anos sobre a paisagem urbana da zona sul da capital do Irão. Albergava um centro comercial e vários ateliers de vestuário.

O momento da queda foi captado pelas câmaras de televisão.

A polícia iraniana, adianta a France Presse, já vedou todos os acessos ao local, temendo explosões causadas por fugas de gás.

Um porta-voz dos bombeiros, Jalal Maleki, afirmou entretanto que os responsáveis pelo edifício Plasco haviam sido repetidamente alertados, no passado, para falhas de segurança.

O incêndio, que ardeu durante quatro horas, teve início no nono andar do prédio, propagando-se, depois, até ao 15.º.
Tópicos
pub