Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

El Salvador detém 17 militares acusados de massacre de padres jesuítas em 1989

por Lusa

San Salvador, 06 fev (Lusa) - A polícia de El Salvador deteve na sexta-feira, a pedido da justiça espanhola, 17 militares envolvidos na morte de seis jesuítas em 1989, noticiou a televisão pública salvadorenha.

Os jesuítas espanhóis Ignacio Ellacuría, Segundo Montes, Ignacio Martín-Baró, Armando López e Juan Ramón Moreno e o salvadorenho Joaquín Lopez foram vítimas de um massacre em 1989 em que também morreu uma mulher e a sua filha adolescente.

Por outro lado, um juiz norte-americano aprovou, também na sexta-feira, a extradição para Espanha de um antigo coronel de El Salvador, atualmente com 73 anos de idade, ligado, também ele, a este caso.

A decisão do juiz terá ainda de ser confirmada pelo secretário de Estado John Kerry, num procedimento que é, no entanto, visto como uma mera formalidade.

Inocente Montano Morales, de 73 anos, que já esteve detido nos EUA anteriormente por fraude e falso testemunho, era vice-ministro da Defesa em 1989, quando os padres jesuítas, a sua governanta e a filha desta foram assassinados a tiro na casa do campus de uma universidade de San Salvador.

Um dos padres assassinados era o reitor da universidade.

A justiça espanhola acusou Montano Morales do crime, assim como outros antigos 19 militares de El Salvador.

El Salvador viveu em guerra civil de 1980 a 1991, estimando-se que cerca de 75 mil pessoas tenham morrido durante o conflito.

Tópicos
pub