Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Empresas portuguesas apostam no mercado moçambicano

por Nuno Patrício - RTP
Reuters

O investimento português é cada vez mais relevante em Moçambique. Segundo dados governamentais moçambicanos Portugal está já com uma forte presença neste país.

As estatísticas, ao nível de investimento estrangeiro em Moçambique, demonstram já um forte impacto na economia e Portugal contribuiu para esse crescimento.

Mais postos de trabalho, principalmente na área da construção, mas também na área de serviços. E existem várias empresas portuguesas a ocupar alguns lugares chaves na economia de Moçambique.



Embora o clima de crescimento esteja presente, há quem defenda que muito ainda pode ser feito. As barreiras burocráticas continuam a ser um problema, como explica o presidente da Associação de Industriais de Construção Civil e Obras públicas do norte, Reis Campos.



Reis Campos diz que há dois anos foram lançadas muitas obras públicas, o que atraiu várias empresas portuguesas do sector da construção, mas até agora muito pouco ou quase nada saiu do papel.

Com o investimento público quase parado, a economia está a estagnar, diz Reis Campos.

As empresas que apostaram em Moçambique estão agora num compasso de espera para perceber se o potencial deste mercado africano se confirma.
pub