Oito sobreviventes em hotel atingido por avalanche já foram retirados

por Andreia Martins - RTP
Bombeiros italianos em ação resgatam uma criança dos escombros. EPA

A avalanche atingiu na quarta-feira o hotel de Rigopiano, numa pequena estância da cidade de Farindola, situada na montanha Gran Sasso, na região de Abruzzo. Deu-se depois de quatro sismos no centro de Itália, ocorridos no mesmo dia, todos com uma magnitude acima de 5 na escala de Richter. As autoridades continuam à procura de sobreviventes sob a enorme camada de neve e gelo que cobre o hotel. Oito já foram resgatados.

Ao fim de mais de 40 horas sob o gelo e com cada vez menos hipóteses de resgatar os desaparecidos com vida, as autoridades italianas encontraram oito sobreviventes nos escombros do hotel atingido na quarta-feira por uma avalanche, em resultado da forte atividade sísmica sentida no centro do país.

As primeiras imagens do resgate de duas crianças dos oito sobreviventes.

As primeiras informações apontavam para apenas seis sobreviventes encontrados com vida numa área da cozinha do hotel. O número acabaria por ser atualizado às 12h54 (hora local) pela agência ANSA. 
Os oito sobreviventes já foram retirados dos escombros. Entre eles estavam duas crianças, três mulheres e três homens. “Eles estavam muito felizes, sem palavras”, disse um dos socorristas.
O primeiro contacto com os sobreviventes foi estabelecido pouco depois das 11h00, hora local (menos uma hora em Lisboa). "Estão identificados, estão vivos, estamos a falar com eles", referiu Luca Cari, porta-voz do corpo de bombeiros, em declarações à agência Reuters.
 
As oito pessoas encontradas com vida já foram retiradas do que resta do hotel e estão bem de saúde, assegura Marco Bini, da Guardia di Finanza.

"Encontrar estas pessoas dá-nos mais esperança de encontrar sobreviventes", declarou Titti Postiglione, oficial da proteção civil.

Os sobreviventes já se encontram sob observação médica. Conseguiram resistir ao frio porque se abrigaram na cozinha, onde conseguiram acender o lume.




Imagens: Reuters

As autoridades estimam que se encontravam hospedadas naquele edifício cerca de 22 pessoas, sem contar com os trabalhadores, num total de pelo menos 29 pessoas.
Família reunida
Dois sobreviventes foram retirados do local logo após a chegada da primeira equipa de socorros na quinta-feira, perfazendo um total de dez sobreviventes encontrados com vida.

Estes dois homens estão fora de perigo e conseguiram escapar à avalanche porque se encontravam fora do hotel no momento do embate. Foram eles que enviaram os primeiros pedidos de ajuda às autoridades locais.

No meio da tragédia, uma história que poderá ainda ter ainda um final feliz. Entre os resgatados encontram-se o filho e a mulher de Giampiero Parete, um dos primeiros sobreviventes que alertou para a avalanche e só não ficou soterrado pela neve porque tinha ido ao carro buscar medicamentos para a mulher no momento do embate.

No entanto, um dos filhos do casal continua por encontrar. "A minha filha está na sala ao lado", referiu a mulher resgatada esta manhã. As autoridades procuram agora a criança nas zonas adjacentes à cozinha.
Condições adversas
As equipas de resgate continuam o trabalho em condições meteorológicas extremas, dado o mau tempo que se tem feito sentir um pouco por toda a Itália. A camada de neve na zona de Farindola chegou aos três metros de altura em algumas zonas, dificultando o acesso por estrada ao hotel atingido pela avalanche.

Com tais condições adversas, os primeiros elementos de socorro só chegaram ao local durante a madrugada de quinta-feira, onze horas depois de o hotel ter sido engolido pela avalanche. Os primeiros homens aproximaram-se do hotel a esquiar, perante a grossa camada de neve que cortava as estradas de acesso à estância.

Até ao momento está confirmada a morte de quatro pessoas, sendo que a imprensa italiana dá conta de mais um corpo que terá sido encontrado durante a madrugada de sexta-feira.

É precisamente na imprensa italiana que encontramos a descrição de "uma longa noite de trabalho" que culminou numa primeira boa notícia. Continuam por encontrar pelo menos 25 desaparecidos, entre hóspedes e funcionários do resort.

Para além do trabalho junto aos destroços do hotel, continuam os trabalhos das turbinas e escavadoras para libertar a via que dá acesso ao local, de forma a permitir uma melhor circulação dos veículos de emergência.

Em Farindola, na zona do hotel, a 1200 metros de altitude, as temperaturas aproximam-se neste momento dos graus negativos e a previsão para esta sexta-feira é de mais neve, o que poderá dificultar os trabalhos de resgate.

As equipas trabalham a um ritmo e número reduzidos, já que não existem as condições de segurança necessárias para operar em grande escala.
pub