Escândalo de abusos sexuais abala futebol britânico

por RTP
Lee Smith - Reuters

Vários jogadores de futebol britânicos reformados denunciaram publicamente terem sido vítimas de abuso sexual por parte de treinadores de ligas infantis enquanto eram crianças. As diversas acusações constituem já o início de um escândalo de crimes sexuais no futebol inglês.

Andy Woodward, Steve Walders, David White, Jason Dunford e Chris Unsworth confessaram publicamente ter sido vítimas de Barry Bennell, ex-treinador da liga juvenil do Crewe Alexandra Football Club na década de 1980. Paul Stewart, antigo jogador do Manchester City e do Liverpool, afirma ter sido abusado por outro treinador de uma liga juvenil.

Em 1998, Barry Bennell foi condenado a nove anos de prisão após ter admitido 23 ofensas sexuais para com seis rapazes com idades compreendidas entre os nove e os 15 anos.

Em maio de 2015, foi novamente sentenciado a dois anos de prisão e suspenso permanentemente do futebol depois de ter confessado crimes sexuais para com um rapaz de 12 anos na década de 1980. Já se encontra, porém, em liberdade.
“Durante os treinos só queria chorar”
Andy Woodward, antigo defesa de 43 anos, foi o primeiro a partilhar publicamente o seu caso. Em entrevista ao diário britânico The Guardian, o ex-jogador conta que tinha 11 onze anos quando foi abusado.

Revela ainda que Bennell utilizava o papel de olheiro em jogos de ligas infantis para selecionar para a sua equipa rapazes entre os nove e os catorze anos. Convidava, depois, os rapazes para sua casa, onde os abusos ocorriam.

“Manipulava-me com ameaças de violência ou com chantagem”, confessa Woodward. “Se o aborrecesse, tirava-me da equipa”.

O antigo jogador sofreu vários ataques de pânico ao longo da sua carreira e tentou suicidar-se cerca de dez vezes. “Durante os treinos só queria chorar”, revela. Afirma ainda ter lidado com depressões e ansiedade durante toda a vida.
"Fui violado entre 50 a 100 vezes"
Woodward apelou às vítimas que “pegassem no telefone” e denunciassem as situações, o que levou a que pelo menos onze outras ofensas sexuais fossem reportadas. Um dos casos, confessado por um antigo jogador do Newcastle United que se mantém anónimo, já está a ser investigado pelas autoridades.

Chris Unsworth foi outro dos ex-jogadores a denunciar um caso de abuso sexual. Enquanto treinava no Maschester City e, mais tarde, no Crewe Alexandra Football Club, foi “violado entre 50 a 100 vezes”, contou à estação britânica BBC. Tinha apenas 12 anos.
“Apenas a ponta do iceberg”
Wayne Rooney, avançado do Manchester United, também apelou aos jogadores que tenham sido vítimas de abuso sexual para que denunciassem os casos e não “sofressem em silêncio”.

Citado pela estação britânica Sky News, Rooney afirma ainda ser “horrível” que alguns dos seus colegas “tenham sofrido tanto ao praticar um desporto que amam”.

A Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC, na sigla inglesa) e a Associação de Futebol britânica criaram uma linha telefónica de denúncias anónimas que funciona 24 horas. Nas primeiras duas horas de existência, a linha recebeu mais de 50 chamadas.

Peter Wanless, diretor executivo da NSPCC, declarou que, apesar de os homens terem mais dificuldade em falar deste tipo de situações, a nova linha telefónica tem demonstrado que “esta pode ser apenas a ponta do iceberg”.
Tópicos
pub