Estado Islâmico utiliza drones como armas

por RTP
Goran Tomasevic - Reuters

Um grupo de investigadores descobriu uma oficina em Ramadi (Iraque) onde os extremistas do Estado Islâmico desenvolviam drones com armas agregadas para combater inimigos e tropas estrangeiras. Antes desta nova forma de combate, os dispositivos apenas eram utilizados para fins de segurança e de propaganda.

Uma equipa de investigadores da organização britânica Conflict Armament Research (CAR), que monitoriza a movimentação de armas militares, descobriu em fevereiro que uma operação de fabrico de armas por especialistas estava a decorrer numa oficina do Iraque.

No local abandonado foi encontrada uma linha de produção de drones que incluía fuselagem, controlos remotos, giroscópios, sistemas de mísseis e componentes elétricos como resistências, transístores e interruptores eletromecânicos.

James Bevan, diretor executivo da CAR, afirmou que o “uso de drones pelas forças terroristas é um problema em crescimento e de importância internacional”.
Estes drones são capazes de largar bombas e carregar explosivos ou armas. Acredita-se que se tornarão mais sofisticados com o passar do tempo.
Não é a primeira vez que uma situação deste género é documentada. A organização tinha já descoberto um drone improvisado construído com componentes de aviação, uma câmara de filmar comercial e poliestireno. No entanto, este dispositivo era demasiado leve para carregar explosivos.

Marcus Wilson, diretor administrativo da CAR, declarou à publicação online britânica The Independent que as tentativas de construção de drones com armas eram “inevitáveis” após os casos de fabrico caseiro de bombas e armas químicas. Apesar de acreditar que estes dispositivos “não serão tão eficazes como armas militares”, Wilson afirma que “se tornarão mais eficazes com o tempo”.

Um relatório lançado na quinta-feira pelo norte-americano Centro de Combate ao Terrorismo (CTC) concluiu, no entanto, que estes aparelhos “não são muito avançados”.

Os investigadores confirmaram que outros drones fabricados pelo ISIS foram utilizados em pelo menos três ocasiões entre setembro e outubro deste ano. O mais grave ocorreu a 2 de outubro, quando um dispositivo carregado de explosivos matou dois curdos e feriu dois militares franceses.

Não é a primeira vez que terroristas utilizam veículos aéreos não tripulados como armas. O grupo rebelde sírio al-Aqsa, ligado à al-Qaeda, tinha já publicado vídeos que mostravam pequenas bombas a serem largadas por um drone, em setembro.
Tópicos
pub