Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

EUA e Arábia Saudita salientam boas relações entre os dois países

por Lusa

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o líder da Arábia Saudita, rei Salmane, salientaram hoje a boa relação entre os dois países sem referirem assuntos onde têm posições opostas.

Na sua primeira visita à Casa Branca desde que subiu ao trono, em janeiro, o soberano saudita, de 79 anos, foi recebido pessoalmente por Barack Obama à saída da sua viatura.

Em declarações à imprensa na Sala Oval, o rei Salman destacou que a sua visita era um símbolo da "relação forte e profunda" entre os dois povos.

Falando de uma "amizade pessoal", mas também "profunda e duradoura" entre os dois países, Barack Obama disse que durante o encontro foram partilhadas as "preocupações comuns" em relação à crise na Síria, salientando a necessidade de se fazer uma transição política no país devastado pela guerra.

Citando a necessidade de implementar o acordo com o Irão para "garantir que não obtém armas nucleares", Obama enfatizou também a sua determinação em lutar contra as "atividades desestabilizadoras na região".

O Presidente dos EUA destacou também a estreita colaboração entre os dois países na "luta contra o terrorismo", especialmente na batalha contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Tópicos
pub