EUA e Coreia do Sul realizam exercício naval conjunto em nova demonstração de força

por Lusa
Reuters

Seul, 26 set (Lusa) -- Contratorpedeiros, submarinos e helicópteros das forças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos participam hoje num exercício naval no Mar do Japão, numa altura de tensão na região devido ao recente teste nuclear da Coreia do Norte.

"A operação procura dar resposta às recentes provocações da Coreia do Norte e foi concebida para enviar uma forte mensagem de unidade e determinação contra os contínuos atos de agressão" do regime de Kim Jong-un, indicou, em comunicado, a Marinha dos Estados Unidos em Seul.

Na manobra naval de um dia, os aliados vão destacar o navio de guerra norte-americano equipado com o sistema de mísseis guiados USS Spruance, além de outros contratorpedeiros, submarinos, helicópteros e aviões de patrulha.

A nova demonstração de força de Seul e Washington tem lugar depois do destacamento de bombardeiros norte-americanos para a Coreia do Sul, por pelo menos duas vezes, a última das quais na passada quarta-feira.

Depois de os bombardeiros terem sobrevoado território sul-coreano, o regime de Pyongyang acusou os Estados Unidos de estarem a precipitar uma "guerra atómica", numa altura de particular tensão na região após a realização, no início do mês, do quinto ensaio nuclear por parte da Coreia do Norte.

Os Estados Unidos mantêm, desde a Guerra da Coreia (1950-53), uma aliança militar com a Coreia do Sul, em que se comprometem a defender o seu aliado num hipotético conflito com o Norte.

O quinto teste nuclear norte-coreano gerou uma forte condenação entre a comunidade internacional e é possível que o Conselho de Segurança da ONU venha a impor novas sanções ao regime de Kim Jong-un.

Tópicos
pub