EUA e nove países apoiam criação de governo de unidade nacional na Líbia

por Lusa

Washington, 28 nov (Lusa) -- Os governos dos Estados Unidos, Argélia, França, Alemanha, Itália, Marrocos, Espanha, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido emitiram um comunicado em apoio aos passos dados na Líbia para a formação de um governo de unidade nacional.

"Damos as boas-vindas à declaração de apoio a um Governo de Acordo Nacional na Líbia, assinado pela maioria da Câmara dos Representantes a 24 de novembro", indica o comunicado divulgado na sexta-feira pelo Departamento de Estado norte-americano.

A nota assinala também que "uma maioria do Congresso Nacional Geral em Tripoli também defende firmemente o Governo de Acordo Nacional".

O comunicado conjunto apela a todas as partes para quem formem o governo de unidade, já que só desta forma é possível alcançar "a difícil tarefa" de estabelecer um executivo eficaz e legítimo, restaurar a estabilidade e preservar a unidade do país.

"Elogiamos o valor dos membros da Câmara dos Representantes e do Congresso Nacional Geral, que enfrentam a intimidação (...) dos que querem frustrar o progresso no sentido de um Governo de Acordo Nacional", indica a nota.

"Admiramos a sua determinação para construir uma Líbia que seja capaz de combater a instabilidade, o extremismo e o terrorismo. Aqueles que tentam impedir o progresso serão julgados pelo povo líbio e pela comunidade internacional", acrescenta.

A Líbia mergulhou no caos com o fim do regime de Muammar Kadhafi em 2011. Duas autoridades políticas lutam pelo poder desde o ano passado, uma com sede em Tripoli e outra, única reconhecida internacionalmente, no leste do país, em Tobruk.

Tópicos
pub