EUA espiaram governo e empresas japonesas, revela o Wikileaks

por RTP
Obama descreveu o Japão, durante uma recente visita país, “como um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos da América". Joshua Roberts, Reuters

Os Estados Unidos espiaram responsáveis governamentais, empresas e o governador Banco do Japão, revelou esta sexta-feira o Wikileaks.

O site, fundado por Julian Assange, publicou uma lista com “35 alvos secretos da Agência de Segurança norte-americana (NSA) no Japão, entre as quais o Governo japonês, empresas como a Mitsubishi”.

“Muitos funcionários do Banco Central, incluindo o governador Haruhiko Kuroda, também foram alvo de escutas”, acrescenta o Wikileaks que divulga documentos secretos.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, não figura entre as pessoas espiadas pela NSA.

Segundo o WikiLeaks,"os documentos mostram a profundidade da vigilância ao governo japonês e o facto de que as informações de muitos ministérios e serviços governamentais foram recompiladas e analisadas".

Autoridades japonesas ainda não reagiram à divulgação dos documentos. “Os documentos demonstram um conhecimento pormenorizado de decisões internas do Japão sobre questões como as importações de produtos agrícolas e os diferendos comerciais, as posições japonesas no ciclo de negociações multilaterais de Doha da Organização Mundial do Comércio, sobre a energia nuclear e emissões de gases como efeito de estufa”, acrescenta o site.

A acusação de espionagem a um aliado próximo dos Estados Unidos pela NSA chega após a revelação sobre vigilância norte-americana a outros aliados, como a Alemanha e a França.

Obama qualificou o Japão, durante uma recente visita ao país, “como um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos da América"
Tópicos
pub