EUA vão canalizar 110 milhões de euros para novo sistema israelita de deteção de túneis

por Lusa

Os Estados Unidos vão canalizar 110 milhões de euros para um novo sistema israelita de deteção de túneis, que está a ser submetido a testes técnicos na fronteira com Gaza, informa hoje o jornal Yediot Aharonot.

O financiamento do dispositivo (120 milhões de dólares) foi aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos depois da visita à zona, no passado dia 14 de janeiro, de uma delegação do Pentágono, liderada pelo subsecretário da Defesa, Robert O. Work, e após ponderadas as possibilidades de sucesso, segundo explica o diário.

Trata-se de um complexo sistema de centenas de sensores supostamente capazes de detetar pequenos movimentos e ruídos a dezenas de metros de profundidade e de os `limpar` da poluição exterior no sentido de saber se correspondem aos de uma escavação subterrânea.

Submetido a testes desde o ano passado, o sistema vai receber um forte impulso graças ao financiamento dos Estados Unidos, que vê nele uma solução prática para a sua fronteira com o México, de acordo com o jornal israelita.

"Se os norte-americanos tivessem a mais pequena dúvida sobre a eficácia desta patente, o Congresso não teria aprovado nem um cêntimo", escreve o comentador militar Alex Fishman.

Até entrar completamente em funcionamento, o novo sistema exigirá uma injeção idêntica por parte de Israel e no total vai custar cerca de 250 milhões de dólares (229,3 milhões de euros).

O problema dos túneis na sua fronteira com Gaza foi um dos catalisadores da ofensiva terrestre de Israel contra o movimento Hamas em 2014, e uma das razões pelas quais a contenda, em que morreram mais de 2.100 palestinianos e 73 israelitas, se prolongou muito mais do que o esperado.

Há dias, após a morte de sete trabalhadores num túnel cuja localização se desconhece, dirigentes do movimento islamita reconheceram que os seus homens tinham retomado as escavações e que os túneis fazem parte de uma estratégica futura ofensiva para lutar contra Israel.

Em resposta, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, advertiu, este domingo, que Israel vai atacar "com muita força" se o grupo islamita levar a cabo agressões recorrendo a túneis.

"Estamos a trabalhar de forma metódica e friamente contra todas as ameaças, incluindo a do Hamás, e a adotar medidas tanto defensivas como ofensivas", afirmou Netanyahu numa conferência.

Contudo, o ministro da Defesa israelita, Moshe Yaalon, garantiu não ter informações de que o movimento islamita tenha voltado a construir túneis em direção a Israel com a intenção de perpetrar um futuro ataque.

Em entrevista à rádio pública, sublinhou que, de momento, "não se localizou qualquer túnel sob a casa" de nenhum israelita, uma possibilidade para a qual alertaram nos últimos dias moradores da zona fronteiriça, que afirmaram ter ouvido ruídos de escavações e sentido abalos tal como antes dos últimos confrontos de 2014.

Tópicos
pub