Europa e a Rússia aterram nave em Marte

por Ana Rita Freitas, Miguel Teixeira

O módulo chegou ao Planeta Vermelho, mas não se sabe ainda se está inteiro.

O nervosismo reina e reinou, é inerente a qualquer grande missão. Na sala de controlo da Agência Espacial Europeia, na Alemanha, os cientistas são como pais à porta da maternidade, até no momento do nascimento.

Há boas notícias sobre a sonda Trace Gas Orbiter - está na órbita de Marte! Pelas 4 h da tarde, hora portuguesa, chegava a confirmação de que o módulo Schiaparelli entrava na atmosfera marciana, a uma velocidade de 21 mil kms por hora.

Tudo indica que aterrou, resta saber se em boas condições. Perdeu-se o sinal do Schiaparelli, a esperança reside agora nos dados do Orbiter da NASA.

A sua missão é de peso. Se tudo correr como o previsto nos próximos dias, vai fazer medições sobre a temperatura, a pressão, e o vento em Marte.

Alimentado por baterias, tem um tempo máximo de vida de uma semana. Mas os cientistas da ESA acreditam que será o tempo suficiente.

Esta é a primeira etapa da missão Exomars, desenvolvida pela Agência Espacial Europeia e pela Rússia. Nos próximos quatro anos, outras se seguirão sempre com o objectivo de tentar saber o que há, ou houve, com vida no planeta vermelho.
pub