Europa mostra-se unida em torno de Donald Trump

por Andrea Neves correspondente em Bruxelas

Foto: Reuters

Numa entrevista a dois jornais europeus Donald Trump disse que mais países vão sair da União Europeia, elogiou o Brexit e criticou a Alemanha e a NATO. A Europa prefere esperar que Donald Trump seja oficialmente presidente para recomeçar o diálogo institucional com os Estados Unidos, mas para já responde com um discurso de união e alguns avisos.

A semana europeia começou com afirmações de união dentro da União por causa de uma entrevista de Donald Trump que antecipou o fim com mais países a sair depois do Reino Unido.

"Respeito a opinião do futuro presidente dos Estados Unidos, mas penso que a União Europeia vai estar bem", disse Federica Mogherini.

Foi com base nesta afirmação de Federica Mogherini, a Alta Representante da União Europeia para a política externa, que se construíram as repostas a uma entrevista de Donald Trump a dois jornais europeus. Falou sobre a União Europeia e disse que o Reino Unido foi inteligente ao sair e ao fazê-lo primeiro. Mas a Europa está unida, insistiu o chefe da diplomacia francesa.
Jean Marc Ayrault afirmou que "a melhor forma de defender a Europa e responder ao senhor Trump, é ficar unidos".

A Europa aguarda para poder dialogar com o novo presidente dos Estados Unidos. Procuram-se parcerias, como sempre, mas deixam-se avisos pela voz de Federica Mogherini, a chefe de diplomacia da União.

Acordos e parcerias sim, mas com todos. É que Donald Trump disse que queria fazer rapidamente. Um acordo de comércio com o país que deixou a União Europeia e Boris Johnson, o chefe da diplomacia do Reino Unido, satisfeito.

A entrevista de Donald Trump visou a União Europeia, a NATO, que disse estar obsoleta, e sobretudo a Alemanha. Angela Merkel pouco a comentou. Disse que que preferia esperar pela tomada de posse para encentar os diálogos e reforçou que os europeus são donos do seu próprio destino.
pub