Ex-guerrilheiro Sanchez Ceren declarado vencedor em El Salvador

| Mundo
Ex-guerrilheiro Sanchez Ceren declarado vencedor em El Salvador

A ver: Ex-guerrilheiro Sanchez Ceren declarado vencedor em El Salvador

As eleições presidenciais de El Salvador foram ganhas pelo candidato da esquerda, Sanchez Ceren. O ex-guerrilheiro foi declarado vencedor do escrutínio depois da recontagem dos votos da segunda volta eleitoral. Apesar da declaração do Tribunal Eleitoral, o candidato da direita acusa o adversário, apoiado pelo governo, de ter ganho graças a fraude nas urnas.

Sánchez Cerén, candidato da Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional (FMLN) obteve 50,11% dos votos, enquanto seu rival da Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), Norman Quijano, conquistou 49,89%, uma diferença de 0,22 pontos, segundo dados divulgados pelo Supremo Tribunal Eleitoral, os quais coincidem com os da contagem preliminar.

Apesar de ter anunciado os resultados das presidenciais, o Supremo Tribunal Eleitoral não vai proclamar, para já, oficialmente Sánchez Cerén como vencedor, dado que primeiro deverá tratar pelo menos seis recursos interpostos no âmbito do processo eleitoral, incluindo um pedido de nulidade apresentado pelo ARENA.

A FMLN prevê celebrar a vitória no próximo sábado num praça da capital de El Salvador, segundo anunciou o secretário das Comunicações e deputado desse partido, Roberto Lorenzana, através da sua conta no Twitter.

Sánchez Cerén, atual vice-presidente de El Salvador e antigo comandante da FMLN, também ganhou a primeira volta, a 02 de fevereiro, embora com uma margem muito maior do que agora.

O novo Presidente de El Salvador assume funções a 01 de junho.
- See more at: http://stga.rtp.pt/noticias/index.php?article=723184&visual=50#sthash.XngriCaW.dpuf

A informação mais vista

+ Em Foco

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam.

    Rosa Luxemburgo, "uma das melhores cabeças do socialismo internacional", foi assassinada há 100 anos.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.