Explosão provocada em restaurante na Alemanha mata uma pessoa e fere 12

por Mário Aleixo - RTP
Epa-Daniel Karmann

Uma explosão provocada num restaurante em Ansbach, na Alemanha, provocou um morto e 12 feridos, na noite de domingo.

As circunstâncias da explosão ainda não foram esclarecidas, sublinhou o porta-voz da polícia local, segundo revelou a agência DPA.

O presumível autor da explosão morreu na altura da ocorrência.

O centro desta localidade da Baviera está com uma forte presença das forças de segurança e os seus acessos bloqueados pela polícia.

Uma fonte, citada pela agência de notícias AFP, acrescentou que entre as 12 pessoas atingidas, três delas ficaram feridas com gravidade.

A explosão ocorreu cerca das 22h00 locais (21h00 em Lisboa) de domingo, em frente de um restaurante e perto do local onde iria decorrer um festival de música a que iriam assistir 2.500 pessoas.

O festival foi cancelado e o centro da cidade, localizada na Baviera, foi cercado pela polícia, que bloqueou o acesso à zona.

De acordo com o porta-voz do ministro regional do Interior, Michael Siefener, "a explosão foi causada de forma deliberada" e as autoridades estão a tentar estabelecer a sua causa exata.

Jovem sírio com perturbações

O alegado autor da explosão era um refugiado sírio que já tinha passado por um hospital psiquiátrico, afirmou posteriormente o ministro do Interior da Baviera, que não excluiu a possibilidade de atentado islamita.

"Trata-se, infelizmente, de um novo atentado" e "não está excluída" a motivação islamita, afirmou Joachim Herrmann, numa conferência de imprensa.

O ministro revelou que o suspeito, de 27 anos, que morreu na explosão, já havia tentado suicidar-se por duas vezes e era um sírio que viu negado o seu pedido de asilo no ano passado.

pub