Fado de Rodrigo Costa Felix em concerto em Nova Iorque

por Lusa

O fadista Rodrigo Costa Feliz atua na próxima terça-feira no Crosbi Hotel, em Nova Iorque, encerrando um programa de celebração da presença portuguesa no bairro do Soho, em Manhattan.

O espetáculo faz parte da iniciativa "Portuguese in Soho", do Arte Institute, com apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da da Caixa Geral de Depósitos.

Costa Felix regressa assim aos Estados Unidos, onde fez duas digressões em 2013 e 2014, e atuou em Kansas City, cidade onde nenhum fadista português tinha antes atuado.

"Realizámos o primeiro concerto de fado de sempre naquela cidade. O público era exclusivamente americano e muito entusiasta. Esgotámos a sala. Claro que, nos eventos, dentro das próprias comunidades portuguesas, o público tende a ser quase exclusivamente luso", explicou o fadista à Lusa.

Costa Felix diz que os estrangeiros que vão aos seus concertos "são normalmente pessoas cultas, informadas ou, no mínimo, curiosas."

"A marca fado já tem bastante visibilidade, pelo que há sempre bastante interesse nestes concertos, por parte dos estrangeiros. Vão tendo conhecimento do género musical por via dos muitos artistas que têm espalhado a sua música por inúmeros palcos, como maior ou menor notoriedade", explica.

O artista acredita que as últimas gerações de fadistas "têm conseguido atrair novos públicos ao fado e levá-lo a novas paragens" e que "isso também tem contribuído muito para também levar o turismo ao nosso país."

O fadista, que atua a convite do Arte Institute, uma instituição que promove a produção artística contemporânea portuguesa a partir de Nova Iorque, diz que a canção nacional é, por isso, uma boa forma de promover o país.

"Penso que a cultura é sempre a melhor forma de promover os países, quer seja pela música, pela literatura, pela pintura, qualquer que seja a forma de expressão. O Fado é, na minha opinião, a forma de expressão musical mais identificativa da nossa essência", diz.

O mais recente álbum de Rodrigo Costa Félix, "Fados de Amor", valeu-lhe um Prémio Amália e, deste CD, a canção "Amigo aprendiz", um poema de Fernando Pessoa musicado por Tiago Bettencourt, foi apontada pela revista norte-americana The Atlantic, como uma das 12 melhores baladas de 2012.

O evento "Portuguese in Soho" começou no passado dia 27 de maio, com um espetáculo dos Rumos Ensemble, intitulado "Tocando Portugal- recital quase um Doc".

Tópicos
pub