Força Aérea israelita bombardeia alvos sírios

por RTP
Ruínas deixadas por um anterior bombardeamento israelita na Síria Omar Sanadiki, Reuters

Aviões israelitas bombardearam hoje dois alvos próximo da capital síria, uma posição do Exército de Assad e outra do Hezbollah.

A Força Aérea israelita não confirmou nem desmentiu a notícia, mas esta é dada como certa pelo diário Jerusalem Post, que cita a televisão síria e o jornal Rai al-Youm, baseado em Londres, para referir que um dos alvos era uma caravana de veículos transportando armas do Hezbollah e o outro um arsenal do 4º Batalhão do Exército sírio.

Segundo as agências noticiosas sírias, a Força Aérea israelita atravessou o espaço aéreo libanês e desferiu os seus ataques na madrugada de hoje, na cidade de Ass'saboura, próximo de Damasco.

Admite-se que o percurso feito a sobrevoar o Líbano resultasse da preocupação israelita de evitar os sistemas de defesa antiaérea russos S-300 e S-400, que têm limitado consideravelmente a liberdade de movimentos da Força Aérea israelita.

Também a televisão Al Maydeen, do Hezbollah, confirmou os bombardeamentos, explicando-os como uma tentativa de Israel para intervir na guerra civil síria a favor de "organizações terroristas" e para minorar a dimensão da derrota que essas organizações vêm sofrendo perante o Exército sírio.

Contudo, é certo que no início desta semana jactos israelitas bombardearam também uma posição do "Estado Islâmico" em território sírio, causando quatro mortos nessa posição.
pub