França e Japão vão defender flexibilidade orçamental e crescimento no G7

por Lusa

Paris, 02 mai (Lusa) - O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, defenderam hoje em Paris políticas orçamentais "flexíveis" acompanhadas de "reformas estruturais" para impulsionar o crescimento, mensagem que pretendem levar à cimeira do G7.

O crescimento "recomeçou na Europa, mas ainda a um ritmo insuficiente", afirmou Hollande após uma reunião com o primeiro-ministro japonês, acrescentando que a nível mundial surgem "sinais contraditórios".

"Devemos, neste contexto, exprimir a nossa confiança na economia mundial e apoiar o investimento em diferentes formas", indicou Hollande.

Segundo o presidente francês, "as políticas orçamentais devem ser flexíveis e assegurar uma boa gestão das finanças públicas", "as políticas monetárias devem ser acomodatícias, como acontece com o Banco do Japão e com o Banco Central Europeu (BCE)" e "as reformas estruturais devem garantir uma melhor competitividade".

Shinzo Abe considerou que a reunião dos sete países mais industrializados (G7), que decorre a 26 e 27 de maio no Japão, deverá ter "uma mensagem clara de apoio à economia mundial através de regras orçamentais flexíveis e da continuação de reformas estruturais".

O primeiro-ministro japonês esteve hoje em Roma e em Paris, no início de uma visita à Europa destinada a preparar a reunião do G7 (Japão, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Canadá). A Rússia foi suspensa deste grupo devido à crise ucraniana.

 

Tópicos
pub