Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

França mobiliza 11.000 polícias para Cimeira sobre o clima

por Graça Andrade Ramos - RTP
Bernard Cazeneuve, ministro do Interior de França, rodeado da ministra do Ambiente, Segoléne Royal e da Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo Eric Gaillard - Reuters

O ministro do Interior de França, Bernard Cazeneuve, revelou esta quarta-feira os detalhes do plano de segurança em torno da POC21 que se vai iniciar na próxima segunda-feira.

Vão ser mobilizados quase 11.000 membros das forças da ordem. Cerca de 8.000 polícias e agentes serão colocados nas fronteiras francesas durante a conferência e 2.800 outros irão vigiar o local onde se irão realizar as reuniões, Bourget, a norte de Paris.

A França espera 147 chefes de Estado e de Governo a 30 de novembro, para a abertura da Cimeira sobre o clima, que deverá tentar um acordo global de medidas para combater o aquecimento atmosférico.

Já está confirmada a presença do Presidente norte-americano Barack Obama e do Presidente chinês Xi Jinping, responsáveis máximos de dois dos países que mais emitem gases que contribuem para o chamado "efeito de estufa".

O elevado número de líderes faz desta cimeira uma das mais importantes reuniões jamais realizadas fora das Assembleias Gerais da ONU em Nova Iorque. Realiza-se também meras duas semanas depois dos piores atentados terroristas em Paris desde a II Grande Guerra, que mataram 130 pessoas e feriram outras 350.

"No contexto de ameaças muito elevadas, o êxito da COP 21 passa também pela otimização da segurança desta manifestação", afirmou Cazeneuve em conferência de imprensa. "Tudo foi feito para garantir a segurança da Conferência!, acrescentou.

Cerca de 120.000 polícias, agentes e militares estão mobilizados "em todo o território" francês depois dos atentados de 13 de novembro.

Desde essa data que a França está em estado de emergência e o Governo francês proibiu as grandes manifestações em lugares públicos, em especial uma prevista para domingo, na véspera do início da POC21 e organizada por ambientalistas. Outra marcha, marcada para 12 de dezembro, após o encerramento da cimeira, foi igualmente anulada.

Tanto Bernard Cazeneuve como a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, pediram aos habitantes da capital francesa para deixar o carro em casa no domingo e na segunda-feira, dias em que os transpores públicos serão gratuitos.
Tópicos
pub