François Hollande alerta para perigo de guerra total se Europa não agir na Síria

por Daniel Belo

Foto: reuters

O presidente francês disse esta tarde que se a Europa não agir diretamente na Síria e na região, podemos estar à beira de uma guerra total.

François Hollande entende, por isso, ser urgente que o bloco europeu contribua para o reforço de uma alternativa que não seja Bashar Al- Assad ou o Estado Islâmico.

Num discurso no Parlamento Europeu, O presidente francês disse que é essencial que possamos ter uma Europa forte porque esse é o único garante da nossa soberania.

Hollande disse que a Europa demorou muito a perceber a dimensão do que considera serem as tragédias do Médio Oriente e África, que desencadearam a pior crise de refugiados na Europa desde o final da segunda Grande Guerra.

Holande falou mesmo do medo, do medo que se instala cada vez que há uma crise. Medo com o qual é preciso aprender a viver, sem deixar que ele nos domine.

O presidente francês defende que se combata o medo em conjunto e que se possa evitar os nacionalismos. O Presidente francês pediu também uma maior integração entre os países do Euro e os restantes mebros da União, porque se isso não acontecer - diz Hollande - vamos andar para trás e isso pode significar o fim da União Europeia.

Ao lado de Hollande estava Angela Merkel. É mesmo a primeira vez em 26 anos que os líderes da França e da Alemanha se dirigem ao Parlamento Europeu em conjunto.
pub