Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

François Hollande coloca três condições para o sucesso da COP21

por RTP

"O acordo deve ser universal, diferenciado e compulsivo", desejou o Presidente francês no início da conferência da ONU sobre o clima nos arredores de Paris que junta representantes de 195 países entre os quais 150 líderes de estado e de Governo.

O Presidente francês colocou três condições para aferir do sucesso da Cimeira que deverá terminar no dia 12 de dezembro.

A primeira, afirmou François Hollande, fundamenta-se no estabelecimento de uma trajetória "credível" que permita evitar o aumento da temperatura global, abaixo dos 2 graus ou até 1,5 graus, "se possível".

A segunda será conseguir dar uma resposta solidária, levando os países desenvolvidos devem assumir as responsabilidades históricas pela emissão dos gases de estufa. "Os países emergentes devem acelerar a transição energética e os países em desenvolvimento devem acompanhar os impactos climáticos", disse ainda Hollande.

O Presidente francês afirma também que, sob este aspeto, é necessário encontrar financiamento para transferência de tecnologia.

A terceira condição, é conseguir criar, com a colaboração de todos os atores sociais, desde políticos a económicos ou religiosos, a consciência do problema e de que "tudo se alterou", concluiu Hollande.
pub