Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Furacão "Fred" pode afetar ilhas a norte de Cabo Verde

por Lusa

Os furacões perdem força quando se aproximam de Cabo Verde, mas o furação "Fred" pode ser a exceção, afetando as ilhas a norte do arquipélago, revelou um `site` norte-americano especializado em serviços meteorológicos.

Segundo Jeff Masters, cofundador do Weather Wunderground, página da Internet especializada na prestação de serviços meteorológicos, o mau tempo análogo ao que se espera da passagem do "Fred" aconteceu com uma tempestade em 1892, que teria intensificado a força durante a passagem a noroeste do arquipélago.

Segundo o Weather Wunderground, vários ciclones tropicais já passaram perto das ilhas de Cabo Verde, mas nenhum deles chegou em terra com força de furação.

Em 1982, a tempestade "Beryl" passou a cerca de 55 quilómetros a sul das ilhas do sudoeste, acompanhada de ventos fortes, chuvas, que mataram três pessoas na ilha da Brava, feriram 122 e causaram elevados danos materiais.

O mesmo sítio na Internet recordou que a tempestade tropical mais mortal registado em Cabo Verde foi a "Fran", em 1984, que afetou as ilhas a sul, com ventos fortes e chuvas torrenciais.

As chuvas provocaram enchentes que mataram mais de duas dezenas de pessoas e causaram prejuízos em milhares de escudos cabo-verdianos.

Em 1998, há registo da tempestade "Jeanne", que atingiu a intensidade de furação ao passar a cerca de 185 quilómetros das ilhas mais a sul do país.

Em 2010, o furação "Júlia", de categoria 4, passou a cerca de 93 quilómetros a sul da ilha do Fogo, mas já como uma tempestade tropical, com chuvas e ventos fortes, causando algumas inundações.

A mais recente tempestade tropical que passou pelas ilhas cabo-verdianas foi o "Humberto", em 2013, trazendo rajadas de vento, chuvas fortes, provocando inundações e muitos estragos.

O Weather Wunderground explica que os furacões mais terríveis e destrutivos do Atlântico geralmente começam como ondas tropicais que se movem fora da costa de África e passam perto das ilhas de Cabo Verde.

Em relação ao "Fred", a página alerta que os primeiros impactos serão nas ilhas do Sal e da Boavista, mas poderá afetar ainda mais as ilhas a norte do arquipélago, que não têm experiência em lidar com esse tipo de mau tempo.

A tempestade tropical "Fred" que está a atingir as ilhas de Cabo Verde já passou a categoria de furação, obrigando as autoridades a decretarem o alerta máximo e a cancelarem várias atividades.

A transportadora aérea cabo-verdiana TACV realizou apenas um voo internacional esta manhã, tendo cancelado o de domingo entre Praia e Dacar, e todos os voos domésticos estão suspensos.

Os aeroportos do Sal e da Boavista estão fechados por motivos de segurança.

Em quase todo o país, registam-se chuvas, inundações, agitação marítima e ventos fortes, que já causaram queda de árvores e levantamento de telhados, entre outros estragos.

Os barcos estão proibidos de sair ao mar, tendo as autoridades alertado ainda as pessoas para tomarem todas as medidas de segurança e evitar saírem de casa.

Tópicos
pub