Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Governadora de Tóquio adia mudança de localização de popular mercado de peixe

por Lusa

Tóquio, 30 ago (Lusa) -- A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, adiou a mudança de localização do mercado de Tsukiji da capital nipónica, o maior mercado de peixe do mundo e um dos grandes atrativos turísticos da cidade, por questões de salubridade.

Koike quer garantir que é adequadamente finalizada a limpeza das novas instalações, em tempos uma central da principal empresa responsável pelo abastecimento de gás na capital e arredores, a Tokyo Gas, que chegou a reconhecer que o terreno continha elevados níveis de toxicidade, segundo o jornal económico Nikkei.

Assim, a mudança, prevista para novembro deste ano, passou para pelo menos fevereiro de 2017 e pode atrasar a construção de um complexo turístico na atual localização do histórico mercado e também de uma estrada que vai ligar a zona à baía de Tóquio, onde vai ficar a vila olímpica dos Jogos de 2020.

A mudança do mercado, conhecido pelos seus espetaculares leilões de atuns gigantes que chegaram a vender-se por o valor recorde de 1,3 milhões de euros, estava inicialmente programada para 2012, mas tem vindo a ser adiada devido às más condições da sua nova localização.

O mercado abriu em 1935 a sul do bairro de Ginza e está previsto que se mude para Toyosu, uma ilha artificial na baía de Tóquio, quando terminarem os trabalhos de limpeza.

Tópicos
pub