Governo está habituado a muito diálogo e compromissos, diz Augusto Santos Silva

por Lusa

Amesterdão, 05 fev (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que a "luz verde" de Bruxelas ao plano orçamental português é "o resultado natural do trabalho conjunto" realizado, comentando que o Governo "está habituado" a "compromissos".

Em declarações à agência Lusa à margem de uma reunião dos chefes de diplomacia da União Europeia, na cidade holandesa de Amesterdão, Augusto Santos Silva afirmou não ter ficado surpreendido com a aprovação, hoje, pela Comissão Europeia, de "um orçamento que, ao mesmo tempo respeita as regras da consolidação orçamental e relança as bases do crescimento da economia, ao mesmo tempo que repõe alguma normalidade na vida do país, visto que algumas medidas extraordinárias associadas ao período da `troika` terminam com este orçamento".

Questionado sobre os esforços de contenção orçamental que o Governo teve de fazer para chegar a um acordo com Bruxelas -- num valor estimado em 845 milhões de euros -, o número dois do executivo socialista comentou que "os esforços são necessários quando é preciso chegar a compromissos e trabalhar com outros parceiros, isso faz parte da vida política".

"Aliás, se há coisa a que este Governo está habituado é justamente a muita negociação, muito diálogo, muito trabalho conjunto e compromissos", declarou.

Augusto Santos Silva recordou que se segue o "debate político na Assembleia" da República, onde a proposta de lei do Orçamento do Estado já deu entrada, e assegurou que "uma vez aprovado o orçamento, trata-se de executá-lo com rigor, com disciplina e também com prudência".

pub