Governo português vê com serenidade candidatura de Kristalina Giorgieva à ONU

por RTP

Foto: Hugo Correia - Reuters

Augusto Santos Silva lembra que o candidato português obteve os melhores resultados nas votações que até agora se realizaram para a escolha do secretário-geral da ONU.

Em declarações à RTP, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz que António Guterres continua a ser o candidato com as qualidades e experiência necessárias.

"A candidatura portuguesa é completamente transparente e foi apresentada em devido tempo", refere o ministro, acrescentando que a diplomacia portuguesa respeita todos os candidatos que se propuseram ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

Sobre as prováveis preferências da Alemanha, Augusto Santos Silva lembra que o país "não é um membro permantente" do Conselho de Segurança e não tem voto na matéria.

O ministro escusa-se a falar sobre a possível orientação de votos, mas diz que a "excecional qualidade" de António Guterres permite algum otimismo. "Os resultados que ele tem obtido, votação após votação, dão-nos segurança", refere.
"Uma grande perda para a humanidade"
Sobre a morte de Shimon Peres, Nobel da Paz e antigo Presidente de Israel, Augusto Santos Silva lembra numa “grande perda para a humanidade”.

“Foi um estadista do mais alto gabarito e um defensor da causa da paz. (...) Compreendeu a importância de assegurar a segurança do povo de Israel através de um diálogo político positivo e produtivo com os palestinianos", refere o ministro.

Santos Silva refere ainda que o mundo "não deve esquecer" a lição de diálogo e coexistência pacífica deixada pelo antigo estadista de Israel, que morreu esta quarta-feira aos 93 anos.
pub