Grécia, Itália e Bulgária vão ter centros de registo dentro de dois meses

por Lusa

Bruxelas, 24 set (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a Grécia e a Itália se comprometeram a ter centros de registo de refugiados operacionais em novembro e que a Bulgária expressou a intenção de também criar um.

"Qualquer distribuição [de refugiados] que se acorde apenas pode fazer-se se tivermos pontos de partida adequados, ou seja, os chamados centros de registo", assinalou Merkel em conferência de imprensa em Bruxelas após a cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia dedicada à questão dos refugiados.

"Os Estados-membros que estão na fronteira exterior da União Europeia, a Grécia e a Itália, e também a Bulgária -- que lembrou que, ainda que não esteja no espaço Schengen, partilha fronteira com a Turquia -- vão estabelecer centros de registo, o mais tarde, em novembro", explicou.

Nestes centros, procede-se à identificação, registo, recolha de impressões digitais dos refugiados e migrantes e decide-se sobre eventuais rejeições e distribuição das pessoas, indicou.

Tópicos
pub