Guiana diz que reivindicação da Venezuela representa ameaça à sua sobrevivência

por Lusa

Washington, 25 jul (Lusa) -- A disputa territorial da Guiana com a vizinha Venezuela representa uma ameaça à sua sobrevivência, alertou na sexta-feira o Presidente David Granger, em Washington.

Após uma recente descoberta da Exxon Mobil de uma importante jazida de petróleo, a disputa entre os dois países escalou, com a Venezuela a reivindicar uma grande parcela do território da Guiana.

"Neste momento, a Guiana enfrenta um desafio à sua sobrevivência por um Estado maior", afirmou Granger, perante uma audiência no William Perry Center of Hemispheric Defense Studies.

Caracas reivindica águas ao largo da região de Esequibo, com 159.500 quilómetros quadrados de plataforma terrestre continental, mar territorial e zona económica exclusiva, onde está localizada a jazida de petróleo.

O Presidente da Guiana alertou que o conflito pode escalar que não for resolvido rapidamente: "A ameaça atual, se não for resolvida com celeridade, se não for resolvida pacificamente, pode levar à deterioração da segurança de toda a zona das Caraíbas e do norte do continente sul-americano. Muito está em jogo para um país com menos de nove milhões de pessoas".

A Guiana insiste que possui direitos sobre a zona reclamada, mas para a Venezuela a única área sobre a qual é possível negociar é o mar, com base no Acordo de Genebra de 1966.

A atual fronteira entre ambos países foi delimitada em 1899.

 

 

Tópicos
pub