Guterres em primeiro encontro na ONU para "ouvir e aprender"

| Mundo

O secretário-geral da ONU designado, António Guterres, reuniu-se hoje pela primeira vez com os estados-membros das Nações Unidas, para "ouvir e aprender."

"Estou aqui para ouvir e para aprender", disse o antigo primeiro-ministro português no início do encontro informal com a Assembleia-geral da ONU.

António Guterres apresentou-se no encontro com a sua equipa de transição, constituída por cinco pessoas, entre as quais o diplomata português João Madureira.

O antigo Alto-comissário para os Refugiados disse que a equipa cumpre os critérios "de competência, paridade de género e diversidade regional" que espera marcarem o seu mandato como secretário-geral.

"É simbólico de como todos gostaríamos de ver a ONU a funcionar", disse Guterres.

No encontro, com a duração prevista de três horas, todos os Estados-membros da ONU poderão fazer intervenções.

As primeiras intervenções centraram-se nos elogios à escolha de António Guterres e à transparência do processo que levou à sua eleição.

"Houve um nível sem precedentes de transparência", disse um dos primeiros participantes, o português João Vale de Almeida, embaixador da União Europeia junto da ONU.

Tópicos:

ONU,

A informação mais vista

+ Em Foco

Há muitas perguntas no caminho e muitas respostas que só o caminho pode dar. Pela Última Vez - Histórias sobre o fim que não acaba é o título de uma grande reportagem de Isabel Meira para a rádio pública.

Um atentado suicida em Manchester provocou 22 mortos e 59 feridos. A explosão decorreu no final de um concerto da digressão de Ariana Grande Dangerous Woman Tour.

    Salvador e Luísa Sobral vão seguir carreiras separadas, apesar da vitória no festival da Eurovisão - a primeira Grande Entrevista dos irmãos que venceram o Festival Eurovisão.

    O responsável pelo arranjo da música que venceu o festival da Eurovisão é de Coimbra. Luís Figueiredo é pianista, compositor de jazz e docente na Universidade de Aveiro.