Guterres encontra-se com Obama na Casa Branca

| Mundo

O próximo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, encontra-se na próxima sexta-feira, na Casa Branca, com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No início do mês, Guterres já se tinha encontrado com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry que considerou o secretário-geral designado da ONU o "homem certo para o momento."

"É uma altura em que os princípios das Nações Unidas e a sua liderança serão tão importantes como qualquer outro momento de que tenha memória. E acho que António [Guterres] é o homem certo para o momento; tem grandes responsabilidades, mas pode oferecer energia, capacidade e experiência", disse.

António Guterres presta juramento sobre a Carta das Nações Unidas numa cerimónia pública em Nova Iorque a 12 de dezembro.

O juramento acontece às 10:00 (14:00 em Lisboa) na sala da Assembleia Geral da organização e perante representantes dos 193 Estados-membros.

O Estado português será representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

Antes do juramento do antigo primeiro-ministro, será feita uma cerimónia de homenagem ao sul-coreano Ban Ki-moon, que termina um período de dez anos na liderança da organização.

O mandato de cinco anos de António Guterres como Secretário-geral começa a 01 de janeiro. Esta será a única cerimónia a marcar o seu início.

Tópicos:

Ban Ki, Iorque, ONU,

A informação mais vista

+ Em Foco

Nos caminhos para Mossul cruza-se a vontade de conquista e a desesperança de quem foge da guerra. A Antena 1 nos territórios que já foram do Estado Islâmico. Iraque: os dias do desespero, reportagem de José Manuel Rosendo.

    Ao longo de uma semana, a Antena 1 deu a ouvir vozes com sotaque de Nações Unidas. Testemunhos de estrangeiros em Portugal recolhidos pela rádio pública a poucos dias de António Guterres suceder a Ban Ki-moon na liderança da ONU.

      Foi aviador, engenheiro, astronauta e chegou mesmo a ser senador. John Glenn, primeiro norte-americano a orbitar a Terra, em 1962, morreu na quinta-feira em Columbus, Ohio. Tinha 95 anos.

      Imagine que a boneca ou o robô que comprou para os seus filhos está a transmitir, via áudio, tudo o que se passa lá em casa. E esse não é o maior perigo.