Haibatullah Akhundzada, o novo líder taliban no Afeganistão

por Cristina Sambado - RTP
Fayaz Aziz - Reuters

Os taliban afegãos, reunidos em Shura, confirmaram a morte do mullah Akhtar Mansour, abatido no sábado por um drone norte-americano, e nomearam Haibatullah Akhundzada como novo líder.

Segundo um comunicado, “o mullah Haibatullah Akhundzada é um respeitado clérigo conhecedor dos textos sagrados, o primeiro responsável do sistema judiciário taliban e vice de Akhtar Mansour. A sua nomeação aconteceu depois de uma longa reunião”.

Haibatullah Akhundzada terá entre 45 e 50 anos, nasceu na província de Kandahar, sul do Afeganistão, e tem sido responsável pela maioria das fatwas - decretos religiosos - do movimento taliban.

 A Shura, conselho central dos taliban afegãos, teve início no domingo em local secreto.Sirajudin Haqqani, que era o braço direito de Mansour desde que este foi nomeado em julho de 2015, passa a ser o segundo nome na cadeia de comando dos taliban afegãos.

 É tido como responsável por alguns dos mais violentos ataques no Afeganistão, especialmente em Cabul, e já foi alvo de uma oferta de mais de cinco milhões de dólares pela sua captura. É considerado um dos mais perigosos senhores da guerra na estrutura taliban.

Sirajudin é o filho de Maulawi Jalaludin Haqqani, o fundador e dirigente da rede Haqqani.

A terceira figura da nova hierarquia é o mullah Yaquba, filho mais velho do histórico número um dos taliban mullah Omar, que morreu em julho de 2015.

O Emirado Islâmico do Afeganistão confirmou ainda que mullah Mansour morreu na região fronteiriça entre a província de Kandahar, no norte do Afeganistão, e a província do Baluchistão, no sudoeste do Paquistão.

Tópicos
pub