"Haverá ainda mais espaço de cooperação com Portugal" no futuro - chefe do Executivo de Macau

por Lusa

Macau, China, 23 set (Lusa) - O chefe do executivo de Macau considera que "haverá ainda mais espaço de cooperação com Portugal" no futuro, dentro da estratégia de diversificação da economia da região e do seu papel de ponte entre a China e a lusofonia.

Segundo um comunicado do Governo de Macau hoje divulgado, Fernando Chui Sai On, num encontro com o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira, em Lisboa, "salientou a importância da diversificação adequada da economia e da cooperação regional, no desenvolvimento sustentável da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau], destacando que, ao longo do processo, haverá ainda mais espaço de cooperação com Portugal".

Chui Sai On, segundo o mesmo comunicado, "relembrou que apesar dos setores do jogo e do turismo representarem, atualmente, as principais indústrias em Macau, o Governo não irá poupar esforços para promover os elementos não jogo, incluindo as indústrias criativas, medicina tradicional chinesa, exposições e convenções, atividades financeiras de características específicas e serviços de topo".

Por outro lado, "indicou que na V Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa", conhecido como Fórum Macau, que se realiza em outubro, o papel de Macau como plataforma de ligação entre a China e os países lusófonos "será destacado e mostrou-se convicto que o sucesso do Fórum trará ainda mais oportunidades para a cooperação entre Macau e Portugal".

Segundo o mesmo comunicado, o primeiro-ministro português, António Costa, chefiará a delegação de Portugal que estará na conferência do Fórum Macau deste ano e Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, no encontro com Chui Sai On, que a conferência "trará inúmeras vantagens para estreitar e fortalecer as relações Portugal-China e Portugal-Macau".

O chefe do Executivo de Macau iniciou na segunda-feira uma visita oficial a Portugal e teve encontros, no mesmo dia, com António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. Por outro lado, copresidiu, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, à quarta reunião da comissão mista entre Portugal e Macau.

No encontro com António Costa, Chui Sai On "saudou o sucesso de Portugal e salientou o empenho da RAEM na globalização da ciência e da tecnologia", "disse acreditar no incremento da cooperação, entre os dois territórios, como um reforço no desenvolvimento diversificado de Macau" e afirmou "que pretende envidar esforços para promover o intercâmbio entre estudantes chineses e portugueses e que irá analisar um possível aumento das bolsas de estudo", segundo o comunicado hoje divulgado.

Na segunda-feira, fonte do executivo português já tinha dito à agência Lusa que a reunião entre o primeiro-ministro e o chefe do Executivo de Macau teve como temas centrais a cooperação económica, a tecnológica e científica.

A fonte afirmou que durante a reunião, que se realizou em São Bento e que durou cerca de uma hora, António Costa destacou o facto de Lisboa se preparar para receber em novembro a `Web Summit` - evento que nos próximos anos juntará na capital portuguesa as mais importantes `startups` e empresas tecnológicas mundiais.

Ainda de acordo com a mesma fonte, além dos temas da cooperação tecnológica e científica, o primeiro-ministro também destacou a importância da cooperação com a Região Administrativa Especial de Macau na economia, comércio e educação, sobretudo ao nível da difusão da língua portuguesa na Ásia.

"O primeiro-ministro acentuou igualmente a importância de papel de Macau no âmbito da plataforma entre a China e os países de expressão portuguesa", acrescentou.

Tópicos
pub