Hollande felicita novo Presidente austríaco e diz que povo escolheu a Europa

por Lusa

Paris, 04 dez (Lusa) -- O Presidente francês, o socialista François Hollande, celebrou hoje o triunfo do ecologista Alexander Van der Bellen nas eleições presidenciais austríacas, que derrotou o nacionalista Norbert Hofer, afirmando que os austríacos escolheram a Europa.

"O povo austríaco estendeu a mão à Europa e a uma política de abertura", disse Hollande, numa mensagem divulgada pela Presidência da República francesa.

O chefe de Estado francês transmitiu uma felicitação "calorosa" a Van der Bellen pelo "resultado limpo e sem recurso" que lhe permitirá assumir a Presidência da República da Áustria.

O candidato independente apoiado pelos Verdes, Van der Bellen, de 72 anos, deverá obter 53,3% dos votos, de acordo com projeções da televisão pública austríaca, contra 46,7% para Norbert Hofer, de 45 anos, vice-presidente do parlamento e quadro do Partido da Liberdade (FPO, extrema-direita) desde os 25 anos.

A primeira votação, celebrada no passado 22 de maio e em que o ecologista ganhou por uma curta margem, foi invalidada pela justiça devido a irregularidades na recontagem dos votos por correio.

A líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional, Marine Le Pen, destacou a coragem do austríaco Partido da Liberdade (FPÖ, nacionalista), cujo candidato, Norbert Hofer, foi derrotado nas eleições presidenciais na Áustria, assegurando que a vitória chegará para eles em 2018, nas legislativas.

O eurocético e xenófobo FPÖ coincide em muitas das suas posições com a Frente Nacional da eurodeputada Le Pen, em relação a quem as sondagens revelam um forte apoio nas eleições presidenciais francesas de 2017.

Tópicos
pub