Hollande homenageia vítimas de Paris e promete destruir "exército de fanáticos"

por Sandra Salvado - RTP
Charles Platiau - Reuters

Duas semanas depois dos ataques terroristas de Paris, o país realizou esta sexta-feira uma homenagem aos 130 mortos e 350 feridos. A cerimónia solene contou com a presença do Presidente François Hollande, de sobreviventes e familiares das vítimas.

A cerimónia começou com as cerca de 2.600 pessoas presentes no Palácio dos Inválidos a fazerem um minuto de silêncio e a escutarem o hino nacional francês.

O presidente François Hollande prometeu "destruir o exército de fanáticos" responsável pelos atentados de Paris. O chefe de Estado denunciou os “assassinos" que atuaram "em nome de uma causa insana e que traíram o seu Deus”, refere a agência France Presse.

Familiares das vítimas participam na cerimónia e muitos dos feridos também assistiram ao evento, acompanhados por médicos e enfermeiros.

Uma homenagem realizada no Palácio dos Inválidos, antigo hospital que recebia vítimas de guerra e que acolhe atualmente o Museu da Guerra.

Duas semanas depois dos ataques terroristas de Paris, o país realizou esta sexta-feira uma homenagem aos 130 mortos e 350 feridos. A cerimónia solene contou com a presença do presidente François Hollande, de sobreviventes e familiares das vítimas.


Hollande lembrou que a maior parte das vítimas tinham menos de 35 anos e acrescentou: “Não cederemos nem ao medo nem ao ódio (…) Combateremos até o fim. A França não vai mudar e vai lutar pelos seus valores”.

“As vítimas representavam tantas profissões, tantos talentos. A França vai lembrar os seus rostos e os seus nomes, mas também as suas esperanças, sonhos e ambições (...) Vamos combatê-los até ao fim e vamos vencer. Estamos unidos nos princípios mais básicos”, acrescentou o Presidente francês.
Os franceses "vão continuar a cantar"
Hollande referiu ainda que o Estado Islâmico quis matar a alegria aos franceses, mas eles vão continuar a cantar. “A melhor resposta que temos para eles é multiplicarmo-nos em canções, em concertos, em espectáculos".

Hollande questionou ainda: “O que é que os terroristas querem? Dividir-nos? Não vão conseguir (…) Eles têm o culto da morte e nós temos amor à vida”, afirmou o Presidente.

Duas semanas depois dos ataques, a França lembrou, esta sexta-feira, as vítimas dos atentados de Paris naquela que é a primeira cerimónia formal de homenagem. Sarkozy e Marine Le Pen também estiveram presentes.

São diversas as homenagens que se fazem nas redes sociais, como esta da agência France Presse, onde se podem ler todos os nomes das vítimas dos atentados de Paris.


O Governo pediu ainda aos cidadãos de todo o país que participassem na homenagem, decorando as suas casas com a bandeira francesa. Em diversos prédios de Paris foram colocados estandartes com as cores azul, branco e vermelho.
Tópicos
pub