Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Homem morreu ao tentar entrar no Reino Unido pelo Túnel da Mancha

por Alexandre Brito - RTP
Milhares de pessoas tentam chegar ao Reino Unido pelo Túnel da Mancha Vincent Kessler, Reuters

Um homem foi encontrado morto no Eurotúnel, no Canal da Mancha, na zona de Calais, França. Trata-se de um migrante, de entre mais de 2000 que durante esta noite tentaram atravessar o túnel para entrar, desta forma, no Reino Unido.

"A nossa equipa encontrou um corpo hoje de manhã e os bombeiros confirmaram a morte dessa pessoa", disse à AFP o porta-voz da empresa que gere o túnel. De acordo com a BBC, trata-se de um sudanês, com 25 a 30 anos, que terá sido atropelado por um camião. Quinze outros migrantes ficaram feridos.

Com esta morte, são já nove as vítimas mortais desde o início de junho deste ano. Homens e mulheres que arriscam a travessia pelo túnel.

Imagens divulgadas pelo jornal britânico The Guardian mostram milhares de pessoas a caminharem pelo Túnel da Mancha numa tentativa de chegar ao Reino Unido.

De acordo com as autoridades francesas, pelos menos 200 pessoas foram detidas.
Situação "muito preocupante", diz David Cameron
O primeiro-ministro britânico David Cameron afirmou já que o Governo vai fazer tudo para combater o que qualificou de crise e prometeu fundos adicionais para a construção de uma vedação na zona do Eurotúnel.

"Não vale a pena apontar o dedo à procura de culpados", disse Cameron. "Temos que trabalhar com os franceses e avançar com medidas adicionais de segurança, com o investimento que seja necessário".

A tentativa de migrantes de passarem para o Reino Unido através do Túnel da Mancha provocou alterações no funcionamento do Eurotúnel. Os serviços de comboio, tanto de um lado como do outro, sofreram atrasos.

O grupo Eurotunnel pediu recentemente uma indemnização de 9,7 milhões de euros aos governos francês e britânico para compensar as despesas e perdas operacionais com migrantes que tentam alcançar a Grã-Bretanha através do túnel da Mancha.

"No primeiro semestre, já foram comprometidos 13.000.000 de euros em despesas de segurança, equivalente ao total gasto em 2014", defendo o grupo.

A empresa disse ainda na altura que continua a garantir de uma forma intermitente a proteção do túnel e a controlar a passagem de migrantes para a Grã-Bretanha, explicando que "o número de migrantes intercetados pelas forças britânicas pode ser contados pelos dedos de uma mão".

pub