Incidente leva embaixada em Díli a avisar sobre regras de identificação em Timor-Leste

por Lusa

Díli, 02 mai (Lusa) - A embaixada de Portugal em Díli emitiu um aviso sobre as regras de identificação em Timor-Leste na sequência de "um incidente" com um cidadão português, que ficou sem documentos que lhe foram pedidos ilegalmente.

"A propósito de um incidente recentemente ocorrido, a Embaixada de Portugal em Díli gostaria de informar a Comunidade portuguesa que só os elementos da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), da Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC) e da Polícia de Imigração poderão solicitar a uma pessoa que se identifique", refere o aviso distribuído por e-mail.

"Mesmo que se encontrem uniformizados, os elementos das referidas corporações de polícia só poderão pedir a uma pessoa que se identifique caso eles próprios se identifiquem", sublinha o aviso distribuído pelo encarregado da Secção Consular, Paulo Maia e Silva.

Questionado pela Lusa sobre a natureza do incidente, Paulo Maia e Silva explicou que a embaixada foi notificada de "casos em que indivíduos sem autoridade para o fazerem estavam a pedir a pessoas que se identificassem".

O aviso foi por isso emitido "para evitar que a identificação seja subtraída ao respetivo titular (como chegou a acontecer) ou a fim de evitar situações menos agradáveis", explicou.

Este foi o segundo aviso emitido pela Secção Consular da embaixada em Díli, depois de a 29 de fevereiro ter alertado, especialmente as mulheres, a adotarem alguns cuidados adicionais durante o final do dia e noite.

"Díli é uma cidade tranquila. No entanto, como em qualquer parte do mundo, convém sermos prudentes, principalmente no final do dia e à noite, em zonas menos frequentadas, alturas em que não convém circular ou caminhar sozinho, a fim de evitar situações de risco que possam pôr em causa a nossa segurança", lia-se nesse primeiro aviso.

"A avaliar pela incidência de casos, poucos, que nos foram reportados, permitimo-nos dirigir especialmente estas recomendações às pessoas do sexo feminino", concluía o texto.

Tópicos
pub