Infarmed suspendeu vacinas RotaTeq e Prevenar 13 por suspeita de reação adversa

| Mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou, como medida de precaução, a suspensão imediata da utilização das vacinas RotaTeq e Prevenar 13 por suspeita de reação adversa grave em crianças.

De acordo com uma circular informativa do Infarmed, foi suspenso o lote n.º 1590AA/0671579, com prazo de validade até 31 de maio de 2013, da solução oral RotaTeq, contra o rotavírus, uma das principais causas de gastroenterite nas crianças, e do lote n.º F73745 (917690), com validade até 31 de maio de 2014, da vacina injetável Prevenar 13, para a prevenção da pneumonia.

"Atendendo a que estes medicamentos são dispensados em farmácias e administrados por profissionais de saúde, as entidades que possuam estes lotes de medicamentos não os devem dispensar ou administrar, até que seja concluída a avaliação resultante da presente situação", conclui a nota daquela autoridade.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, esta decisão do Infarmed estará relacionada com a morte, na segunda-feira, de um bebé de seis meses numa creche em Camarate, Loures, que tinha sido recentemente vacinado.

Segundo o diretor-geral da Saúde, Francisco George, citado pelo mesmo diário, o corpo da criança foi autopsiado na terça-feira na delegação Sul do Instituto de Medicina Legal, cujos especialistas estão "a tentar perceber o que se passou" e "irão esclarecer as causas da morte", garantindo que este é o único caso registado com estas características.

Tópicos:

RotaTeq,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um estudo recente demonstra que pescar abaixo dos 600 metros de profundidade pode trazer graves problemas no ecossistema marinho.

    Milhares de migrantes procuram refúgio na Europa em fuga da guerra e da instabilidade no Médio Oriente e África.

      A rádio pública completou 80 anos. Assinalámos a data com cinco entrevistas e outras cinco reportagens.

        Tire uma fotografia, escreva um e-mail com nome, local e descrição e envie para ferias@rtp.pt.