Ingleses podem vedar ajuda social a migrantes recém-chegados

por Antena 1

Foto: Toby Melville - Reuters

A Grã-Bretanha pode dar luz verde para negar, por um período de quatro anos, a atribuição de benefícios sociais a migrantes que cheguem ao país. Este acordo só entra em vigor se a maioria dos britânicos votar sim no referendo à permanência na União.

Negar por um período de quatro anos benefícios sociais a migrantes que cheguem à Grã-Bretanha é o que os cidadãos ingleses podem vir a decidir num futuro referendo, em que a questão da permanência na União Europeia está em cima da mesa.

Esta é uma das propostas que consta do rascunho de acordo entre a União Europeia e o Reino Unido, um documento a que a agência Reuters teve acesso.

A esta capacidade britânica de negar apoios a migrantes juntam-se regras mais rigorosas para o reagrupamento familiar, ou seja, a possibilidade de as famílias dos migrantes não-europeus poderem juntar-se a um familiar que viva no Reino Unido.

David Cameron já se encontrou com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e refere que o novo projeto de acordo, agora apresentado, introduz algumas mudanças nas conversações entre britânicos e os restantes países europeus. Mas admite haver ainda muito trabalho a realizar.
pub