Israel bombardeia Hamas em Gaza após alerta de ataque aéreo

por Lusa
Mohamad Torokman - Reuters

Israel bombardeou esta segunda-feira uma posição do movimento islamita Hamas no norte de Gaza, depois de serem ativados os alertas de ataque aéreo em alguns pontos do sul do país, sem que se tenha registado a queda de nenhum rocket.

"Esta manhã, os alarmes soaram nas comunidades do conselho regional Shaar Neguev, seguindo-se ao disparo de um rocket no Sul de Israel a partir da Faixa de Gaza", informou hoje o exército israelita em comunicado.

No entanto, nenhum artefacto teve impacto em solo israelita, indicou a mesma fonte.

"Em resposta ao ataque, uma aeronave da força aérea israelita atacou um posto militar do Hamas no Norte de Gaza", acrescenta a nota, em que não se referem feridos.

Horas antes do incidente, o diário Yediot Aharonot recolheu testemunhos de residentes israelitas próximos do enclave costeiro, sob bloqueio israelita desde a chegada ao Governo do grupo Hamas em 2007, que afirmavam que nos últimos dias tinham visto ensaios militares no interior de Gaza, que incluíram o disparo de um míssil de longo alcance.

Israel e as milícias palestinianas em Gaza, lideradas pelo Hamas, mantêm desde 2004 e como altos e baixos, um cessar-fogo, que pôs fim ao último conflito bélico em envergadura na zona.

 

 

Tópicos
pub