Israel quer falar em breve com Trump sobre "ameaça do Irão"

por Lusa

Jerusalém, 21 jan (Lusa) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse hoje que planeia debater em breve com o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sobre como contrariar a ameaça do Irão.

"Planeio falar em breve com o presidente Trump sobre como contrariar a ameaça do regime iraniano, que defende a destruição de Israel", afirmou Netanyahu num vídeo publicado na sua página no Facebook.

Anteriormente à tomada de posse, que ocorreu na sexta-feira, Trump denunciou por várias vezes o acordo nuclear entre o Irão e seis potências mundiais, incluindo os EUA, que Israel também criticou fortemente.

Numa entrevista ao Times (jornal britânico) e ao Bild (jornal alemão) em 16 de janeiro, Donald Trump disse: "Não estou contente com o acordo com o Irão. Acho que é um dos piores acordos que alguma vez foi feito. Acho que é um dos acordos mais burros que alguma vez vi".

No entanto, Trump recusou dizer se pretendia renegociar o acordo, como repetiu regularmente durante a campanha presidencial.

Netanyahu também tem sido um forte oponente do acordo assinado em 2015 entre o Irão, os EUA, a China, a Rússia, o Reino Unido, França e Alemanha - e que colocou limites ao programa nuclear de Teerão em troca do levantamento das sanções internacionais.

Em dezembro, o primeiro-ministro de Israel disse que existe várias formas de reverter o acordo nuclear e que iria discuti-las com Trump, adiantando ter cinco ideias em mente.

Antes de deixar a presidência dos EUA, Barack Obama alertou para os riscos de reverter parte do acordo, enfatizando os seus "resultados concretos e significativos".

Na segunda-feira, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que o acordo nuclear foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU e que, por isso, "não é um acordo bilateral", que o EUA possam renegociar.

SP // MSF

 

Tópicos
pub