Japão considera "absolutamente intolerável" lançamento de `rocket` pela Coreia do Norte

por Lusa

Tóquio, 07 fev (Lusa) - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, considerou hoje "absolutamente intolerável" o lançamento de um foguete (`rocket`) de longo alcance pela Coreia do norte, que a comunidade internacional considera ser um teste de mísseis balísticos encoberto.

Abe sublinhou que o lançamento deste `rocket` é uma "violação clara" das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Coreia do Norte lançou hoje um foguete (`rocket`) de longo alcance, anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano.

O lançamento ocorreu por volta das 09:00 locais (00:30 em Lisboa) e foi feito a partir da base de Sohae, também conhecida como Dongchang-ri, no extremo noroeste do país, segundo a mesma fonte.

Pyongyang realizou um teste nuclear a 06 de janeiro e anunciou na semana passada o lançamento, este mês, de um foguetão transportando um satélite, que a maioria da comunidade internacional vê como uma dissimulação para um teste de mísseis balísticos que viola resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O último lançamento deste tipo por parte da Coreia do Norte aconteceu em 2012, quando Pyongyang conseguiu colocar em órbita um satélite através do seu foguete de longo alcance Unha-3, uma ação que a comunidade internacional considerou também como parte do seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais e que deu lugar a aplicação de novas sanções por parte da ONU.

Tópicos
pub