Japão lança registo digital do discurso de rendição na II Guerra Mundial

por Lusa

Tóquio, 02 ago (Lusa) -- A gravação do discurso do imperador Hirohito a anunciar a rendição do Japão na II Guerra Mundial ganhou nova vida, agora em formato digital, cerca de duas semanas antes do 70.º aniversário do fim do conflito.

A Imperial Household Agency lançou, no sábado, o áudio digital, trabalhado a partir do registo em vinil do discurso emitido na rádio a 15 de agosto de 1945.

O discurso de rendição feito pelo imperador só estava disponível numa cópia de baixa qualidade feita pelos Estados Unidos em 1946.

O discurso de 4,5 minutos, digitalmente remasterizado pela agência, está disponível ao público no `site` da mesma, em www.kunaicho.go.jp.

O barulho de fundo pode ainda ser ouvido na nova versão. Um responsável da agência disse que "o tom de voz e a entoação refletiam a natureza do imperador e estavam próximos da sua voz real".

O discurso foi gravado a 14 de agosto no Palácio Imperial e emitido ao meio-dia do dia seguinte. O discurso marcou também a primeira vez que muitos japoneses ouviram a voz do imperador.

A II Guerra Mundial terminou uma semana depois dos Estados Unidos terem arrasado as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasaki com os primeiros ataques com bombas atómicas na história.

Na mensagem emitida a 15 de agosto de 1945, o então imperador Hirohito, pai do atual imperador Akihito, anunciou: "O nosso império aceita o estipulado na Declaração Conjunta dos aliados", posição que um grupo de militares tentou, sem êxito, bloquear com uma tentativa de sinal golpista.

Tópicos
pub