Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Os jovens portugueses querem menos férias de verão e pausas maiores no Natal e na Páscoa. A proposta é o resultado de uma questão colocada aos estudantes pelo Jornalíssimo, o espaço de notícias especialmente dedicado aos mais novos no Jornal 2.

Na edição desta quarta feira de mais um Jornalíssimo tempo para olhar um calendário do advento mais do que sui generis.

A proposta é da Europol, a organização europeia de polícias, que lançou uma publicação eletrónica que dá a conhecer os fugitivos mais procurados no velho continente.

A finalidade é "Tornar as ruas da Europa mais seguras antes das Festas".

Esta foi uma forma original encontrada pela organização (com sede na Holanda) de dar a conhecer aos cidadãos 23 fugitivos que preocupam as autoridades de 23 países-membros.

Portugal não tem nenhum cidadão entre os mais procurados, mas pode participar num outro projeto que o Jornalíssimo divulga.

Um artista digital israelita quer, graças a um modelo informático, criar uma visualização de algo que não se vê, apenas se ouve: o riso.

A ideia é lançar depois transformar essa visualização numa escultura e lança-la no espaço como representação de algo que é traço comum a todas as comunidades humanas no planeta.

Eyal Gever quis fazer esta obra de forma colaborativa e, como tal, pede a todos aqueles que queiram participar que gravem o seu sorriso. A aplicação #LAUGH pode ser descarregada para um telemóvel de forma gratuita e converte o som num modelo 3D, uma espécie de, como ele lhe chama o artista, "estrela" de riso.

O "concurso" está aberto apenas até ao dia 31 de dezembro.

A "estrela" que obtiver mais votos será enviada, via satélite, do Centro de Operações da NASA no Alabama para a ISS, onde os astronautas a irão imprimir. Será já em fevereiro que as ondas sonoras convertidas em objeto tridimensional serão libertadas no Espaço, para que um dia alguém - extraterrestres quem sabe! - a encontrem.

Eyal Gever pensa que o seu "encapsulamento preciso do riso humano" vai ser o equivalente às primeiras pinturas rupestres no Espaço: "uma maneira de proclamar e celebrar a presença da humanidade".

Para saber mais pode ser consultado o site do Jornalíssimo em www.jornalissimo.com
pub