Legislativas no Egito decorrem entre 17 de outubro e 2 de dezembro

por Lusa

Cairo, 30 ago (Lusa) - As eleições legislativas no Egito serão organizadas entre 17 de outubro e 2 de dezembro, anunciou hoje a Comissão Eleitoral Nacional, mais de dois anos depois do presidente Mohamed Morsi ter sido afastado do poder pelos militares.

Desde então Abdel Fattah al-Sissi, ex-chefe militar, tornou-se presidente e prometeu a realização de eleições no início de 2014, mas o anúncio da data foi várias vezes adiado.

Os 568 deputados do parlamento egípcio são eleitos em complexas operações de voto que misturam o sistema uninominal e o de lista e decorrem em duas fases, anunciou aos jornalistas o presidente da comissão eleitoral, Ayman Abbas.

A votação começa a 17 de outubro para alguns residentes no estrangeiro e a 18 e 19 de outubro para os eleitores de 14 das 27 províncias do país. Estes eleitores podem voltar depois às urnas a 26, 27 e 28 de outubro, para decidir entre os candidatos admitidos à segunda volta.

A segunda fase abrange outros egípcios residentes fora do país e de 13 outras províncias e a primeira volta terá lugar a 21, 22 e 23 de novembro, decorrendo a segunda volta de 30 de novembro a 2 de dezembro.

As últimas legislativas realizadas no Egito tiveram lugar em finais de 2011 e foram ganhas pela Irmandade Muçulmana de Mohamed Morsi, que foi o primeiro presidente democraticamente eleito no Egito.

Sissi, eleito presidente em maio de 2014, tem sido acusado por organizações internacionais de defesa dos direitos humanos de dirigir um regime bastante repressivo e de ter eliminado toda a oposição na cena política.

EO // SMA

 

Tópicos
pub