Liberais democratas britânicos vão centrar programa eleitoral no regresso à UE

por Lusa

Londres, 26 jun (Lusa) - O partido Liberal Democrata britânico, liderado por Tim Farron, anunciou hoje que vai concorrer às próximas eleições com um programa baseado no regresso do Reino Unido à União Europeia (UE).

Farron pediu aos britânicos descontentes com o resultado do `Brexit`, que quinta-feira determinou a saída do Reino Unido da UE, para se unirem ao partido que "disputará as próximas eleições com uma promessa clara e inequívoca de restaurar a prosperidade e o papel dos britânicos no mundo, com o Reino Unido dentro da União Europeia".

O líder liberal-democrata argumentou que muitos cidadãos votaram para que o Reino Unido saísse da UE no referendo "com base em mentiras".

"Os britânicos merecem a oportunidade de não ficarem reféns das devastadoras consequências de uma campanha a favor da saída da UE que explorou a fúria (do eleitorado) com as mentiras de Gove, Johnson e Farage", sustentou.

Os liberais recordam que os que defendiam a saída do Reino Unido da UE prometeram, na campanha, que seriam poupados 350 milhões de libras (430 milhões de euros) por semana e que este montante seria investido no serviço nacional de saúde.

O lider do partido eurofóbico UKIP e um dos grandes promotores da campanha anti-UE no referendo, Nigel Farage, já reconheceu que "foi um erro" fazer essa promessa.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o `Brexit` (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

Tópicos
pub