Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Líderes europeus vão ajudar Turquia com refugiados, garante a França

por Lusa

Roma, 17 set (Lusa) -- O Presidente francês, François Hollande, disse hoje que a cimeira dos líderes europeus a realizar na quarta-feira pretende ajudar a Turquia a assegurar que os refugiados permanecem no país enquanto se resolve o conflito na Síria.

Durante a cimeira extraordinária da União Europeia, hoje convocada, os líderes europeus devem decidir "trabalhar com a Turquia" para garantir que os "refugiados lá possam permanecer e trabalhar e esperar até que a situação na Síria se resolva", disse François Hollande.

O chefe de Estado francês falava em conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, depois de um encontro.

Além da assistência a Turquia, François Hollande explicou que durante a cimeira vão também ser criados centros de acolhimento, para registar pedidos de asilo, e de reencaminhamento, para pessoas que não reúnam as condições para ter asilo.

Os europeus devem também trabalhar com os países onde existem centros de refugiados, que "devem ser muito ajudados", para garantir que as pessoas não deixam aqueles campos, caso contrário, será um movimento "que não conseguiremos controlar", alertou.

Os líderes da União Europeia vão reunir-se extraordinariamente a 23 de setembro para debater a crise migratória e adotarem decisões concretas.

pub