Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mais de uma dezena de mortos em atentado contra forças de segurança na Turquia

por RTP
Este atentado acontece dois dias após o exército turco ter desencadeado uma ofensiva terrestre na Síria contra milícias curdas e o Estado Islâmico Umit Bektas - Reuters

A explosão de uma viatura armadilhada nas imediações de um quartel da polícia de intervenção em Cizre, no sudeste da Turquia, causou esta sexta-feira as mortes de pelo menos 11 agentes. O atentado, que está a ser atribuído à rebelião curda, fez ainda 78 feridos.

A bomba, adianta a agência Anadolu, foi detonada a cerca de 50 metros do edifício da polícia de intervenção, perto de um posto de controlo.As autoridades turcas atribuem a autoria do ataque ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o PKK.

Doze ambulâncias e dois helicópteros foram enviados para o local do atentado, de acordo com o Ministério turco da Saúde, citado pela televisão do país.

Imagens difundidas pela televisão turca mostram uma coluna de fumo a elevar-se sobre o complexo atingido pela explosão.


O veículo armadilhado explodiu por volta das 7h00 (4h00 em Lisboa).

Raquel Gomes, Marcelo Sá Carvalho - RTP

As forças de segurança da Turquia têm sido o alvo preferencial de ações do PKK desde 2015, ano em que colapsou uma trégua entre as autoridades do país e os curdos.

Este atentado acontece dois dias depois de o exército turco ter desencadeado uma ofensiva terrestre em território sírio contra milícias curdas e o Estado Islâmico.

De acordo com a France Presse, a Turquia enviou esta sexta-feira mais quatro tanques para Jarablus no quadro da ofensiva relâmpago que permitiu a tomada daquela cidade fronteiriça síria aos extremistas do Estado Islâmico.
pub