Manuel Valls é candidato à presidência francesa

por RTP
Vincent Kessler, Reuters

O primeiro ministro em exercício, Manuel Valls, confirmou a sua candidatura à presidência da República nas eleições do próximo ano. Valls anunciou, por esse motivo, a sua demissão da chefia do Governo.

Valls, segundo citação da Agência France Press, afirmou: "Candidato-me porque não quero que a França viva o traumatismo de 2002 com uma extrema direita na segunda volta".

A demissão de Valls do cargo de primeiro ministro entra em vigor na terça feira, e o foco da sua actividade passará a ser a eleição primária para decidir o candidato socialista. A eleição primária vai decorrer em duas voltas em 22 e 29 de janeiro.

Segundo o diário Le Monde, os candidatos socialistas favoritos são Manuel Valls e Arnaud Montebourg, que as sondagens dão como empatados na primeira volta. As mesmas sondagens, contudo, apontam Valls como provável vencedor da segunda volta.

Embora tenha sido organizada pelo Partido Socialista, a eleição primária é aberta aos partidos de esquerda que considerem conveniente participar.  Além dos candidatos socialistas, participam na primária François de Rugy do partido ecologista, Jean-Luc Bennhamias da Frente Democrática, e Pierre Larrouturou do grupo "Nouvelle Donne".
pub