Meio milhão de pessoas entrou em Macau no Ano Novo Chinês e obrigou a "controlo de multidões"

por Lusa

Quase meio milhão de pessoas entrou em Macau entre domingo e as 11:00 de hoje (madrugada em Lisboa), nos primeiros dias das festividades do Ano Novo chinês, levando a polícia a adotar "medidas de controlo de multidões".

Um total de 483.423 pessoas entrou no território desde sábado, dois dias antes do início no novo Ano Lunar, agora sob o signo do macaco, disse fonte dos Serviços de Migração à agência Lusa.

Quarta-feira -- o terceiro feriado consecutivo dedicado ao Ano Novo Chinês -- foi o dia mais movimentado até à data, com um total de 153.249 entradas em Macau.

O posto fronteiriço das Portas do Cerco -- passagem terrestre para o interior da China -- foi durante estes dias o mais movimentado, com um fluxo de entradas superior ao terminal marítimo do porto exterior e ao aeroporto.

Em igual período foram registadas 399.725 saídas em todas as fronteiras de Macau.

Em declarações à Lusa, fonte da PSP informou hoje que na quarta-feira, como já aconteceu em anos anteriores, foram implementadas medidas de controlo de multidões durante cerca de uma hora junto a dois pontos turísticos da cidade -- a praça do Leal Senado, incluindo a Avenida de Almeida Ribeiro, e as Ruínas de São Paulo.

As mesmas medidas de "grau 1" voltaram a ser acionadas ao início da tarde de hoje (manhã em Lisboa), o que implica, por exemplo, a implementação de sentidos únicos para a circulação de peões nas ruas laterais e escadaria das Ruínas de São Paulo.

A PSP indicou também que caso sejam acionadas as medidas de "grau 2", à semelhança do ano passado, serão instaladas duas ambulâncias junto à praça do Leal Senado e Ruínas de São Paulo e o Centro de Atividades Turísticas (na praça do Leal Senado) vai funcionar como centro provisório de socorro.

Divididas em três graus, as medidas de controlo de pessoas são aplicadas nos dias de maior concentração de pessoas nas ruas de Macau, incluindo nas festividades do Ano Novo Lunar.

Um total de 40 agentes foram destacados para reforçar a segurança nas ruas e nenhum incidente foi registado até hoje, segundo a PSP.

A operação deverá estender-se à próxima quarta-feira, 17 de fevereiro, o décimo dia do Ano Novo Lunar.

Macau é um território com cerca de 30 quilómetros quadrados e uma população estimada em menos de 650 mil pessoas.

É também a única cidade chinesa onde o jogo em casino é legal.

Segundo dados dos Serviços de Turismo, entre 18 e 24 de fevereiro de 2015 (época em que foi celebrado o Ano Novo Lunar sob o signo da cabra), Macau registou 1.028.559 entradas (incluindo trabalhadores não residentes e estudantes), o que representou uma descida de 2,43% em relação a 2014.

Deste total, mais de 760 mil das entradas registadas corresponderam a visitantes oriundos do Interior da China, menos 1,96% do que no período do Ano Novo Lunar anterior.

O Ano Novo chinês, também conhecido como Festa da Primavera ou Ano Novo Lunar, é uma tradição com mais de 2.000 anos e a mais importante e colorida festividade na China e em muitos pontos do continente asiático.

Tópicos
pub